Em iniciativa relacionada ao Dia da Consciência Negra, a Advocacia-Geral da União (AGU), sob a gestão de Jorge Messias, divulgou a Portaria Normativa PGF/AGU nº 88 nesta sexta-feira, 21. A medida estabelece a remoção de diversas expressões consideradas racistas ou que perpetuam estereótipos de todos os atos, comunicações e documentos oficiais da Procuradoria-Geral Federal (PGF).
A portaria visa promover a igualdade racial e a justiça social no âmbito da administração pública federal. A iniciativa busca garantir que a linguagem utilizada nos documentos oficiais reflita os valores de respeito e inclusão, evitando a reprodução de preconceitos e discriminações históricas.
A lista de termos a serem evitados, embora não especificada no material divulgado, representa um esforço para modernizar a linguagem administrativa e torná-la mais condizente com os princípios constitucionais. A AGU busca, com essa medida, dar um passo importante na construção de um ambiente institucional mais justo e igualitário.
Fonte: oantagonista.com.br
