A final da temporada de 2025 da Porsche Cup Brasil, marcada para este sábado (22) no Autódromo de Interlagos, terá um novo componente tecnológico: a inteligência artificial. Uma parceria com a Microsoft, viabilizada por uma solução da Kumulus e telemetria da IturanMob, permitirá aos pilotos transformar dados dos carros em estratégias mais eficientes, com potencial de ganho de até 40%.
Desde 2023, a Porsche Cup Brasil já utiliza IA para análise de telemetria em nuvem, visando otimizar a interpretação dos dados de performance e auxiliar as equipes na tomada de decisões em tempo real. A nova fase do projeto utilizará o ecossistema Azure OpenAI.
Segundo Priscyla Laham, Presidente da Microsoft Brasil, esta iniciativa demonstra o compromisso da empresa em aplicar a inteligência artificial para ampliar as capacidades humanas, criando um ecossistema que une eficiência, insights e experiência, elevando a competitividade da Porsche Cup Brasil.
Com mais de 40 corridas por temporada, a preparação dos carros envolve inspeções, ajustes, avaliações estruturais, validações de componentes e revisões programadas. Dener Pires, CEO da Porsche Cup Brasil, destaca que a agilidade e precisão proporcionadas pela IA garantem a disponibilidade da frota, reduzem riscos e ampliam o suporte aos pilotos.
Os planos futuros incluem análises preditivas, alertas automáticos e chatbots inteligentes para auxiliar equipes e pilotos. Thiago Iacopini, CEO da Kumulus, enfatiza que a IA tem o papel de otimizar as rotinas, liberar tempo para tarefas estratégicas e melhorar a relação entre pilotos e organização.
Paulo Henrique Andrade, CEO da IturanMob, ressalta que a tecnologia tem sido crucial para aumentar a eficiência operacional e a precisão dos dados em todas as etapas da competição. Ele afirma que os avanços na estabilidade e precisão dos dados transmitidos em tempo real têm sido significativos e que a expectativa é incorporar novos dispositivos e recursos de conectividade ainda mais avançados na próxima temporada.
Fonte: forbes.com.br
