A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para os dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro o julgamento dos réus pertencentes ao Núcleo 2 da investigação sobre a trama golpista ocorrida durante o governo de Jair Bolsonaro.
Este núcleo é composto por seis réus, acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de orquestrar ações com o objetivo de manter Jair Bolsonaro no poder de forma ilegítima em 2022.
Os acusados enfrentam acusações que incluem organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.
Os réus do Núcleo 2 são: Filipe Martins (ex-assessor de assuntos internacionais de Bolsonaro); Marcelo Câmara (ex-assessor de Bolsonaro); Silvinei Vasques (ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal); Mário Fernandes (general do Exército); Marília de Alencar (ex-subsecretária de Segurança do Distrito Federal); e Fernando de Sousa Oliveira (ex-secretário adjunto da Secretaria de Segurança do Distrito Federal).
Até o momento, o Núcleo 1, composto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus, foi o único a ter um julgamento concluído.
Além do Núcleo 2, os núcleos 3 e 4 também terão seus julgamentos realizados ainda este ano. O julgamento do Núcleo 4 está previsto para iniciar amanhã (14), enquanto o julgamento do Núcleo 3 terá início no dia 11 de novembro.
O Núcleo 5, composto pelo empresário Paulo Figueiredo, residente nos Estados Unidos, ainda não tem data prevista para julgamento, visto que o réu não apresentou defesa no processo.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
